A famosa canjica
Todo mundo sabe que amo cozinhar, e faz tempo que não posto nenhuma receita, então, atendendo a pedidos, lá vai a receita da canjica mais famosa do Brasil! Rsrsrs! Aproveitando que ainda estamos na época das festas juninas...
Amores, eu sempre preparo os alimentos "de olho". Minha mão é tão boa para cozinhar que não costumo ver medidas, consigo "decifrar" as quantidades pelo olhar, pelo cheiro ou pelas notas do sabor, então, vou colocar aqui mais ou menos as quantidades, não tenho medidas exatas.
500g de canjica branca (um pacotinho)
200g de amendoim torrado e sem casca
2 litros e meio de leite
Coco ralado
1 lata de leite condensado
2 pedaços de canela em pau
Açúcar a gosto
Água
Modo de preparo:
De um dia para outro, deixe a canjica de molho na água (um tanto que cubra a canjica). No dia seguinte enxague e coloque na panela com a mesma quantidade de água e deixe-a ferver até que amoleça. Depois que a água der uma "secada" acrescente 2 litros de leite e os demais ingredientes (menos o amendoim). Deixe cozinhar até que a canjica absorva o leite (deve estar bem cozida). Desligue o fogo, tampe a panela e deixe por umas duas horas. Nesse meio tempo, triture o amendoim até que vire uma "paçoca", mas não quebre todos os grãos totalmente, deixe alguns meio quebradiços para que se consiga morder e sentir os pedaços do amendoim ao saborear a canjica. Depois do tempo de descanso, retire os pedaços da canela em pau, acenda novamente o fogo, mexa a canjica e acrescente o restante do leite, mais açúcar (se necessário) e o amendoim batido. Deixe ferver novamente e pronto! Aproveite a canjica mais gostosa do mundo!!!! kkkkkkkk!!!
Bom apetite!!!
(Tatiane Rabachini)